sexta-feira, 20 de maio de 2011

Inteligência emocional


  É um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
Em 1920 o psicologo Robert L. Thorndike, na universidade de Colombia, usou o termo "inteligência social" para descrever a capacidade de compreender e motivar os outros.
Na década de 1990, a expressão "inteligência emocional", tornou-se tema de vários livros (e até best-sellers) e de uma infinidade de discussões em programas de televisão, em escolas e mesmo em empresas. O interesse da mídia foi despertado pelo livro "Inteligência emocional", de Daniel Goleman,  redator de Ciência do The New York Times, em 1995. No mesmo ano, na capa da edição de Outubro, a revista Time perguntava ao leitor - "Qual é o seu QE?" - apresentando um importante artigo assinado por Nancy Gibbs sobre o livro de Goleman e despertando o interesse da mídia sobre o tema. A partir de então, os artigos sobre inteligência emocional começaram a aparecer com frequência cada vez maior por meio de uma ampla gama de entidades académicas e de periódicos populares.

"...a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros." (Salovey & Mayer, 2000).

Salovery e Mayer dividiram a Inteligência Emocional (I.E) em quatro domínios:
  1. Percepção das emoções - inclui habilidades envolvidas na identificação de sentimentos por estímulos, como a voz ou a expressão facial, por exemplo. A pessoa que possui essa habilidade identifica a variação e mudança no estado emocional de outra.
  2. Uso das emoções – implica na capacidade de empregar as informações emocionais para facilitar o pensamento e o raciocínio.
  3. Entender emoções - é a habilidade de captar variações emocionais nem sempre evidentes;
  4. Controle (e transformação) da emoção - constitui o aspecto mais facilmente reconhecido da inteligência emocional – e a aptidão para lidar com os próprios sentimentos.
"...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)

Para Goleman, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos na area relacional. Como exemplo, recorda que a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas e, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
Segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:
  1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
  2. Controle Emocional - lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
  3. Auto-Motivação - dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
  4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas - reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; e
  5. Habilidade em relacionamentos interpessoais - interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.
 

As três primeiras são habilidades intra-pessoais e as duas últimas, inter-pessoais. Tanto quanto as primeiras são esseciais ao auto-conhecimento, estas últimas são importantes em:

  1. Organização de Grupos - habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, bem como a habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança e uma cooperação espontânea.
  2. Negociação de Soluções - característica do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
  3. Empatia - é a capacidade de, ao identificar e compreender os desejos e sentimentos dos indivíduos, reagir adequadamente de forma a canalizá-los ao interesse comum.
  4. Sensibilidade Social - é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

A este conceito psicológico aqui denominado Inteligência Emocional a Bíblia denomina  RESPEITO MÚTUO, que é ser sábio em nosso relacionamento interpessoal.

Rm 12:10  Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Lc 6:31  Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.

Pv 15:30   O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos.

“O respeito é o fundamento principal de um saudável relacionamento”.  Cláudia Martins

claudiamartinsbrasil@hotmail.com

terça-feira, 17 de maio de 2011

COMO AGE UMA INGERÊNCIA SATÂNICA NO HOMEM?

Tem nos chamado a atenção o imenso número de pessoas que tem nos relatado que ouvem vozes em suas mentes nestes últimos meses. Em conseqüências disto estas pessoas estão atormentadas, depressivas, oprimidas, tristes, solitárias, e a maioria tem sentido o desejo de suicídio.
    Agora é misterioso que diante deste quadro tem chegado ao nosso conhecimento artigos e vídeos sobre satélites que enviam ondas sonoras com a finalidade de” hipnotizar” as pessoas ( “hipnotismo em massa”). Cremos que isto que eles chamam de “hipnotismo”, na verdade é ingerência mental que induzem as pessoas a cometerem atrocidades contra a Deidade de Deus, contra o próximo e contra si mesmo.

Muito atenção POVO DE DEUS, é hora de despertar desta sonolência ingerênciada pelo o inimigo, portanto é hora das virgens (os membros do Corpo de Cristo) se despertarem, se aperceberem e resistirem a quem está gerando toda esta sonolência e opressão na humanidade.

1Pe 5:8,9 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.
Tg 4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.


Satanás sabedor da inclinação pecaminosa do homem, e conhecedor que seu coração (mente) é inclinado para a maldade.
 Satanás joga sutis idéias, ingerências malignas que são recebidas pela mente. Ingerências malignas que poderá ser aceitar ou rejeitar por todo homem seja ele espiritual ou natural, pois todo homem tem livre arbítrio. 

1.     O HOMEM NATURAL poderá recusar estas ingerências ainda que não tenha o discernimento de onde provem estas idéias, contudo o homem natural é o mais volúvel a obedecer estas ingerências malignas.
 2.     O HOMEM ESPIRITUAL tem a capacidade de discernir e rejeitar estas ingerências, porém se for não for maduro poderá ser manipulado.
3. Já o HOMEM ESPIRITUAL ADULTO, bem exercitado em suas faculdades espirituais, poderá facilmente discernir e resistir a todas estas ingerências, a todos estes dardos inflamados do maligno, pela FÉ.

Ef 6:16Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Hb 5:14 mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. 

Para tirar dúvidas ou informações sobre o tema: paclauli@yahoo.com.mx 
Em Cristo,
Cláudia Martins

sábado, 7 de maio de 2011

A COSMOVISÃO CULTURAL BRASILEIRA QUANTO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS



O brasileiro tem muita dificuldade de pedir ajuda, porém fica extremente magoado quando ninguém o ajuda. Não pede ajuda das pessoas que estão ao seu redor, porém quer que todos ao seu redor percebam que ele necessita ajuda e que de imediato façam alguma coisa para o ajudar, e quando isto não acontece, que é quase sempre, pois os demais também pensam de igual modo, o brasileiro fica “enfezado”, zangado com os demais. 

Então o brasileiro chateado e se retrai, e se isola em seu nano-mundo, e se sente desprezado, e inconscientemente passa a repulsar aqueles que ele esperava que o tivesse ajudado!

Muito “invocado” o brasileiro, como diria o cearense!

  Esta percepção de relação inter-pessoal é devido o modelo que adotamos de anti-altruísmo, isto é, cada um por si e Deus por todos!  

 Enquanto isto o brasileiro no seu nano-mundo de relacionamentos...


quinta-feira, 5 de maio de 2011

VOCÊ JÁ CONSIDEROU A SALVAÇÃO COMO UM FAVOR DE DEUS?




VOCÊ JÁ CONSIDEROU A SALVAÇÃO COMO UM FAVOR DE DEUS?

O que é um favor?
 É um beneficio que uma pessoa concede a alguém.
Quando Cristo nos salvou Ele nos fez um favor. Ele não tinha a obrigação de nos salvar, Ele nos concedeu a salvação por amor.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3.16)
Infelizmente existem aqueles que pensam que a salvação era uma obrigação de Deus por nós. Porém a verdade é que Deus não tem nenhuma obrigação de nos salvar, Ele nos salva como um favor, ou seja, Ele nos concede o favor de nos salvar por meio de Cristo Jesus.

Você já disse alguma vez esta frase? “Devo um favor a fulano tão grande que não sei como pagar. Ou talvez já disse esta? “Eu não sei como pagar este favor que você me faz!”  Frases normalmente usadas por uma pessoa que está  cheia de gratidão pelo beneficio recebido, e suas ações para com o benfeitor são as mais humildes por possíveis.
Sem dúvida esta frase se aplica a tão grande salvação realizada por meio de Cristo, o maior favor que o ser humano pode receber.

Observemos estes exemplos:
Personagens a analisar:

1. Jesus: O Benfeitor, o Perdoador, o Salvador.
2. Simão: O que pensa que a salvação é merecida através da obras , isto é, que é uma obrigação divina. E julga os demais não merecedores de salvação.
3. Uma mulher pecadora:  Ela reconheceu que sua salvação foi um favor divino. Entendeu que o que Jesus fez por ela foi “o tão grande favor” e reconhece públicamente que não tinha como pagar, e por isso toma a iniciativa de pelo menos expressar GRATIDÃO,  através da adoração, da humilhação e da confissão pública de sua fé (Hb 11.6).

Agora analisemos o texto: (Lc 7.36-50)
Um dos fariseus convidou-o para comer com ele; e entrando em casa do fariseu, reclinou-se à mesa.
E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo; e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.
 Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora.
 E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinquenta. Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais?
Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou. Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés. Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. E disse a ela: Perdoados são os teus pecados.
Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados?
Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz."

Com qual destes personagens nos identificamos 
nesta História Bíblica?

1) Com Simão? 
Porque no fundo, no fundo pensamos e até expressamos nossas atitudes de ingratidões a Deus, porque sim, Deus tinha a obrigação de nos salvar? Ou até mesmo pensamos que por nossas obras merecemos se salvos.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2.8,9)

2) Com a mulher?
Que o mais estranho que nos pareça foi identificada aqui, por Lucas, como uma mulher pecadora. Mulher esta que ao entender a tão grande salvação, ao perceber o tão grande favor de Jesus Cristo para com sua vida age com gratidão!!!
Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério, ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade; e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna. Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém”.  (I Tm 1.11-17)
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios”. (Sl 103.2)
“Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?” (Sl 116.12)

Amados, somos salvos pela GRAÇA (Gr. Χάρις/charis), salvos pelo favor de Deus! (Ef 2.8,9)
Que o mundo possa ver esta expressão de gratidão em nossas vidas, e através dessa expressão de Sua Igreja os que jazem nas trevas possam anelar este tão grande favor.

E antes que termine este artigo gostaria de responder a pergunta do verso 49: “Quem é este que até perdoa pecados?
Ele o amoroso Senhor Cristo, o Salvador, o benfeitor, o perdoador. Ele é  o único que pode nos conceder o favor de tão grande Salvação!!! ( Mt 16.16; Jo 6.68; At 4.12; I Tm 2.5-6; Rm 3.24)

"A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome (Jesus Cristo) ". (At 10.43)

Mis. Cláudia Martins
Itajavé, 11 de fev