segunda-feira, 27 de junho de 2011

POR QUE ESTAIS DORMINDO?



LC 22:46  “E DISSE-LHES: POR QUE ESTAIS DORMINDO?...”
Jesus durante a luta espiritual dada no Getsêmani  encontrou os seus discípulos dormindo, e lhes perguntou a causa daquela sonolência. Evidente que Jesus sendo onisciente sabia a causa, porém queria trazer a eles a consciência de suas ações.

Lc 22:45  “Levantando-se da oração, foi ter com os discípulos, e os achou DORMINDO DE TRISTEZA”  Lc 22:46  e disse-lhes: Por que estais dormindo?

No versículo 45, João revela a CAUSA daquela sonolência espiritual naquele momento crucial da história Salvística da humanidade.  Eles dormiram de tristeza... bem não bem de tristeza segundo nosso conceito, por isso iremos analisar a palavra ali utilizada no texto em grego que é “lupe” que significa contrariedade.
Então, os discípulos dormiram de “lupe”, ou seja, dormiram de contrariedade.  
Contrariados de quê? Jesus anteriormente havia declarado a eles a mensagem da Cruz, a salvação através do seu sacrifício de amor e da sua ressureição.  Este não era o plano dos discípulos para Jesus, eles queriam uma diferente forma salvadora, uma segundo suas cosmovisões.  O plano de Jesus contrariou a expectativa dos discípulos, e quando estamos contrariados não oramos em concordância, de imediato de forma consciente ou inconscientemente ficamos desinteressados e preferimos a dormir.

OS DISCIPULOS dormiram de “lupē”, dormiram por estarem contrariados, pois a Cruz não estava em seus planos humanos. 

-AGORA nós discípulos da atualidade, o que nos tem levado  a dormir espiritualmente?

Estes são os sintomas da SONOLÊNCIA ESPIRITUAL...





-POR  QUE ESTAMOS DORMINDO???
- O QUE CAUSOU ESTA SONOLÊNCIA ESPIRITUAL?


1ª CAUSA: A TROCA DE PRIORIDADE EM NOSSA VIDA.
 Deus é a minha prioridade?  Deus é a sua prioridade, a nossa prioridade?
Mt 6:33  BUSCAI, POIS, EM PRIMEIRO LUGAR(Proto), O SEU REINO E A SUA JUSTIÇA, E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS.

Mt 6:24  NINGUÉM PODE SERVIR A DOIS SENHORES; PORQUE OU HÁ DE ABORRECER-SE DE UM E AMAR AO OUTRO, OU SE DEVOTARÁ A UM E DESPREZARÁ AO OUTRO. NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E A MAMON.
(Arameu: mammonas: aquele em você apoia sua confiança). Onde você apóia sua confiança? É somente em Cristo?
 (Jr 48:7; Jr 17.5,7)

Jr 48:7  Pois, por causa da tua confiança nas tuas obras e nos teus tesouros, também tu serás tomada; Quemos sairá para o cativeiro com os seus sacerdotes e os seus príncipes juntamente.

Jr 17:5   Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!
17:6  Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
17:7  Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.




SL 32:3  EU TENTEI, POR ALGUM TEMPO, ESCONDER DE MIM MESMO O MEU PECADO. O RESULTADO FOI QUE FIQUEI MUITO FRACO, GEMENDO DE DOR E AFLIÇÃO O DIA INTEIRO.
 32:4  DE DIA E DE NOITE SENTIA A MÃO DE DEUS PESANDO SOBRE MIM, FAZENDO COM AS MINHAS FORÇAS O QUE A SECA FAZ COM UM PEQUENO RIACHO.  (

Sl 51:10  CRIA EM MIM, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
 51:11  Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
51:12  Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.


3ª  CAUSA: POR ANDAR E SER GUIANDO PELOS ÍMPIOS OU POR CONSELHOS ÍMPIOS

Sl 1:1 BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE NÃO ANDA NO CONSELHO DOS ÍMPIOS, NÃO SE DETÉM NO CAMINHO DOS PECADORES, NEM SE ASSENTA NA RODA DOS ESCARNECEDORES.


 
Rm 8:14  POIS TODOS OS QUE SÃO GUIADOS PELO ESPÍRITO DE DEUS SÃO FILHOS DE DEUS.
Jo 16:13  (...), o ESPÍRITO DA VERDADE, ele vos guiará a toda a verdade;...


4ª CAUSA: A NEGLIGENCIA COM A MENSAGEM DA CRUZ E AOS DONS ESPIRITUAIS (Propósito).
Muitos crentes estão hoje em dia em STAND BY, ligados na energia, porém estão em inatividade, em negligência. 
Em STAND BY, o aparelho se encontra conectado a esperando receber ordens para o pleno USO, em Stand by tem consumo de energia. Calcula-se que 15% do consumo em uma casa se produz dos aparelhos em Stand by).
A maioria dos discípulos atualmente estão em stand by dentro da Igreja só consumindo a energia do Corpo... Temos que sair deste estado de sonolência e nos colocarmos a PLENA disposição do Espírito Santo.

NEGLIGÊNCIA: (gr. Okeneros, ameleo) Descuido, desinteresse, indiferença, comodismo, inatividade, ócio.

Hb 2:3  COMO ESCAPAREMOS NÓS, SE NEGLIGENCIARMOS TÃO GRANDE SALVAÇÃO? A QUAL, TENDO SIDO ANUNCIADA INICIALMENTE PELO SENHOR, FOI-NOS DEPOIS CONFIRMADA PELOS QUE A OUVIRAM;

Mt 25:24  Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo (sklero: Exigente), que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste,  (Imagem distorcida do caráter de Deus)
25:25  receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
     25:26  Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?  (Lc 16.10 fiel no muito pouco)


1Tm 4:14a  NÃO TE FAÇAS NEGLIGENTE PARA COM O DOM QUE HÁ EM TI, (...). 

 Rm 12:11  Não sejam negligente (Okneros) no trabalho, porém sirvam(doulos) fervorosamente (Zeo-fervor, brilhante) ao Senhor.

5ª CAUSA: QUANDO LUTAMOS COM NOSSAS PROPRIAS FORÇAS PARA VENCER AS TRIBULAÇÕES E FAZER A OBRA, ACABAMOS ESGOTADOS E DORMINDO ESPIRITUALMENTE.
Muitos discípulos de Cristo estão enfrentando um desgaste espiritual intenso atualmente, devido estarem usando suas próprias forças para enfrentar as dificuldades do dia a dia e por usar estratégias humanas para realizarem a obra de Deus.

O PREÇO a pagar não é nossa resistência ou capacidade, mas a nossa perseverança na presença de Deus.

“Quando a atuação do Espírito Santo é ignorada, as rodas do carro da vida se entortam, embora a viagem continue. As coisas se tornam mecânicas e os resultados, artificiais. A diferença entre o trabalho cristão, orientado pelo Espírito Santo, e a obra realizada apenas pelo homem é tão evidente como a diferença que se verifica entre uma rosa trabalhada por mão humana e aquela que procede de roseira!”  ROSALEE APLLEBY

Zc 4:6  ENTÃO ELE ME DISSE: "ESTA É A MENSAGEM DO SENHOR A ZOROBABEL: 'NÃO É PELA FORÇA, NEM COM PODER QUE VOCÊS VENCERÃO. SERÁ PELO MEU ESPÍRITO. VOCÊS, EMBORA POUCOS E FRACOS, VENCERÃO PELO MEU ESPÍRITO.'

Nota: Zorobabel, descendente do Davi, foi governador de Jerusalém ao finalizar o exílio em Babilônia e esteve a cargo da reconstrução do templo.

O Senhor Jesus nos deixou em sua própria vida o exemplo de dependência do Espírito Santo para realizar a Obra do Pai.  

Lc 4:18  O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,  4:19  e apregoar o ano aceitável do Senhor.


IGREJA DE CRISTO, já hora de despertar-nos deste sono...

Rm 13:11  E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.
13:12  Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois,  as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.
13:13  Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes;
13:14  mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.


Em Cristo,

Mis. Cláudia Martins

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ESTÁ VIVENDO MOMENTOS DE TURBULÊNCIA?


“Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” (Sl 55:22)

Neste momento talvez você esteja passando por momentos turbulentos, onde você pensa que o avião da vida vai cair .... Aconselho-te a manter a calma..., não adianta olhar para fora da janela deste vôo, pois só verá a nuvem densa. Não adianta gritar com os outros passageiros do vôo da vida e nem com a tripulação. Aconselho-te a fica sentado no banco, e colocar bem o cinto de segurança, lembre-se crente, o Piloto da vida é Jesus Cristo, com Ele no comando você vai sair desta nuvem densa... 

Tenha sempre em sua mente esta verdade Escritural:  Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28 )

Aproveite para repensar e para fundamentar sua Fé através da Oração e meditação da Palavra.

“O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no SENHOR, esse é feliz.”  
(Pv 16:20)

Deus te guie para junto das águas tranquilas. (Sl 23.2)

Mis. Cláudia Martins


segunda-feira, 20 de junho de 2011

DESPERTA, Ó TU QUE DORMES... JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO!

By Cláudia Martins
Ef 5:14  Pelo que diz: DESPERTA (Gr. egeiro), Ó TU QUE DORMES, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. 5:15  Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 5:16  REMINDO (Gr. exagorazō) o tempo, porque os dias são maus.  5:17  Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.  5:18  E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.
Rm 13:11 E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES  (Gr. egeiro) DO SONO (Gr. hupnos) ; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.

Aqui podemos observa claramente o Apostolo Paulo colocando como IMPERATIVO  um DESPERTAR para duas Igrejas fundadas por ele.  Igrejas estas que outrora foram cheia do Espírito Santo, que anteriormente haviam sido fervorosas na manifestação do poder de Deus.
E que no momento que recebiam as cartas de Paulo estavam passando por um Estado de Sonolência (Hupnos) Espiritual.
 Este DESPERTAR não era uma opção era uma ORDEM URGENTE, e Paulo estava dando seu parecer para retornarem ao Primeiro Amor e as primeiras Obras Espirituais!
A palavra despertar usada nos textos Paulino é a palavra grega “egeiro” que  significa: Ficar Lúcido (Fazer bom uso das faculdades mentais), levantar-se,  endireitar-se, sair da inatividade, deixar de dormir, interromper o sono de alguém.

Como estas duas Igrejas, a Igreja atual mundialmente dá sinais que está no estado de “Hupnos”: Dormindo entre os mortos!
É HORA DE DESPERTARDES DO SONO.
O TEMPO de obedecer é agora, porque o nosso tempo na terra se aproxima do fim, como também mais próxima está à VOLTA DE CRISTO!
Quero deixar aqui um ALERTA para todos nós que somos membros da Igreja de Cristo, sobre as graves consequências de está dormindo, quando deveríamos está acordados!
CONSEQUÊNCIAS DA SONOLÊNCIA ESPIRITUAL

1ª) QUE JESUS NOS ENCONTRE DORMIDO.
Por que Cristo está voltando, e Ele virá de forma inesperada e poderá nos encontrar dormindo.
Mc 13:35  Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã;
13:36  para que, vindo ele inesperadamente, NÃO VOS ACHE DORMINDO.
13:37  O que, porém, vos digo, digo a todos: VIGIAI!

1Ts 5:4  Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;
 5:5  porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.
5:6 Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.


Mt 25:5  E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram.
 25:6  Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro!
 25:7  Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.
 25:9  Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o.
25:10  E, saindo elas para COMPRAR (GR. agorázo), chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.
 25:11  Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta!
25:12  Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.

NOTE QUE TODAS DORMIRAM: Dá idéia que é possível que toda a IGREJA possa ser atingida por  um estado de sonolência  (25.5 = nustázo) e ficar adormecida (Gr. kadseúdo),  antes da volta de Cristo.
AS VIRGENS que representa a IGREJA DE CRISTO, apesar de estarem  TODAS dormidas (prudentes e as néscias) se despertaram antes do noivo chegar.  (Mt 25.6)

E que será necessário um DESPERTAR URGENTE,  de alguém que esteja desperto! V. 6

E se TODAS tivessem se despertado antes? Será que as chamada néscias teriam tido tempo suficiente para  perceberem que faltava azeite, e que  deveriam o mais rápido possível irem COMPRAR  AZEITE  para encherem as suas lâmpadas e irem ao encontro do NOIVO?
Jesus deixa claro na parábola da importância de ter azeite para ir ao encontro dEle.
Nossa lâmpada espiritual  é individual,  e só funciona com azeite, é somente o azeite divino, que deve ser comprado na presença do Espírito Santo, que manteremos nossa chama espiritual acessa para poder ver o caminho de  acesso ao Noivo!
Portanto Cristo com esta parábola nos ensina algo muito importante:
    a-Desperta
b- Checa se tua lâmpada ainda tem azeite
c- Senão corre para a presença do Espírito Santo para comprar.

JESUS AQUI DEIXA EXCLARECIDO QUE NÃO É DE GRAÇA O AZEITE, TEM SER COMPRADO COM A COMUNHAO COM O ESPIRITO SANTO!
Veja:  (Ap 3.18)

DESPERTA E CORRE PARA OS PÉS DO ESPÍRITO SANTO ANTES QUE SEJA TARDE.

Ou será que você tem azeite de reserva suficiente como tinha as prudentes, prudentes esta que também foram atingidas pelo estado de sonolência e dormiram, E TIVERAM que ser despertas, por alguém que estava ACORDADO!

3º) QUANDO ESTAMOS  DORMINDOS SOMOS PASSIVEIS DE SER DOMINADOS  PELAS PAIXÕES DA CARNE E PELAS FORTALEZAS MENTAIS. 
JZ 16:19  Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força.
Dalila aqui representa um espirito de prostituição que fez Sansão dormir e assim retirou dele toda sua força. Será que este é o motivo que tantos crentes dentro da Igreja se encontram fracos para servir a Deus, sem forças para resistirem ao diabo?
  Jesus diz que durante o estado de sonolência poderemos cair em tentação.
Lc 22:46  e disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação.

Qual o horário preferido do ladrão atuar? Durante a noite, nas trevas. Quando a igreja está dormida o diabo pode roubar muitas bênçãos.
 Jo 10:10  O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Ef 5:16  remindo (exagorazō =oportunidade) o tempo, porque os dias são maus. 5:17  Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. 
Cl 4:5   Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.
1Tm 4:14  Não te faças negligente para com o dom que há em ti, ...
  Devemos ser sábios em nossos contatos com os que ainda não seguem a Cristo, tirando o maior proveito das oportunidades que temos para lhes contar as boas novas de salvação.

É hora de despertar, IGREJA DO SENHOR, e faço o uso da trombeta de Paulo:
 Rm 13:11   E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO. 
Ef 5:14  Pelo que diz: DESPERTA, Ó TU QUE DORMES, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.

É hora de orar por um despertar da Igreja de Cristo Mundialmente  e orar por um avivamento para o mundo.  SOMENTE Uma igreja desperta poderá produzir por meio do Espirito Santo um avivamento neste  mundo que jaz no maligno.

Sl 57:8  Desperta (Ur), ó minha alma! Despertai, lira e harpa! Quero acordar a alva.
Davi precisou de um despertar, e  estamos precisando de um urgente despertar.

Jz 5:12   Desperta (Ur) , Débora, desperta, desperta, acorda, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os que te prenderam, tu, filho de Abinoão. (Ver Jz 5.7)
Débora, a Juiza, foi desperta e trouxe grande libertação para os filhos de Israel.
Hb. Ur = Abre os olhos, despertar (lit. o fig.), levanta, mova-se, vigia.

Is 52:1   DESPERTA, DESPERTA, REVESTE-TE DA TUA FORTALEZA, Ó SIÃO; VESTE-TE DAS TUAS ROUPAGENS FORMOSAS, Ó JERUSALÉM, cidade santa; porque não mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo.

Ninguém coloca roupa formosa para dormir! Somente despertos poderemos usar a ROUPAGEM FORMOSA que Deus nos deu como príncipes e princesas de Deus.

DESPERTA DO SONO!

Talvez esta mensagem possa lhe servir de reflexão HOJE. E você poderá se perguntar: Será que eu me encontro dormindo espiritualmente?
Caso a resposta de sua auto-reflexão seja: “Sim, estou dormindo espiritualmente”, então você deve levar em consideração urgentemente que  é HORA DE DESPERTAR, e checar o teu azeite, e senão tiver azeite suficiente correr rápido para os Pés do Espírito Santo enquanto ainda há TEMPO.

No Amor de Cristo.

Cláudia Martins
   Ministra Cristã